sábado, 27 de Abril de 2024  16:50
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-08-2007

Não foram detectados sinais de perigo


Avelãs de Cima - Escuteiros vigiam floresta

A floresta da freguesia de Avelãs de Cima está a ser vigiada, 24 horas por dia, por cerca de 30 escuteiros, no âmbito de um projecto inovador que contou com um protocolo entre o Corpo Nacional de Escutas (CNE) e a Associação de Apoio Florestal e Ambiental de Avelãs de Cima (AAFAAC). E, passadas três semanas tudo tem corrido acima das expectativas: não houve nenhuma situação de perigo, como resultado de todo este trabalho.

Depois do terrível pesadelo de 2005, a floresta de Avelãs de Cima passou de verde a cinza, em poucos minutos. Tudo aquilo que demorou anos a ser feito, ficou destruído, deixando para trás várias famílias desalojadas, casas destruídas e queimada aquela que era a maior mancha florestal do concelho de Anadia.

A associação, liderada por Zacarias Cardoso, juntou um pequeno grupo de pessoas e decidiu que era a altura de fazer alguma coisa pela freguesia. Para isso, pediu a colaboração da Junta de freguesia, Câmara Municipal de Anadia, povo em geral, assim como de firmas da freguesia que prontamente têm dado o seu contributo.

Mais tarde, surgia a ideia de fazer um protocolo entre o CNE e a AAFAAC. Sérgio Pelicano, coordenador deste projecto "Floresta Segura", desde a primeira hora, abraçou esta ideia e foi o mentor de todo o programa que decorre até ao próximo dia 31 de Agosto.

Sérgio Pelicano refere que "dois tipos de vigilância estão a ser realizados": o primeiro consiste num ponto de vigia situado na Cascalheira, onde a perspectiva é de tal maneira que quase a totalidade do concelho consegue ser abrangida. Estão permanentemente 3 escuteiros em alerta neste ponto com serviço de rádio ligado à Central que funciona nas instalações da Junta de Freguesia. O segundo consiste na vigilância de bicicleta: 2 escuteiros percorrem circuitos previamente definidos.

A associação que disponibilizou toda a logística (instalações, bicicletas, alimentação e meios de transporte), aquando da informação à Central, desloca os seus três/quatro homens que estão sempre de prevenção na sua viatura, para, de imediato, tentar combater o incêndio no seu início. É, segundo Sérgio Pelicano, a primeira experiência deste género a ser realizada no distrito de Aveiro pelo CNE.

Outra missão. A par, os escuteiros (de Avelãs de Cima, Anadia, Murtosa, Ílhavo, Palhaça, Vagos e Porto) cumprem outra missão: sensibilizar a população através de folhetos para a defesa da floresta e fazer o levantamento de lixeiras e limpeza da floresta.

João Paulo Ferreira

Colaborador


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®